Bioplastia

Os procedimentos auxiliares na cirurgia plástica facial para correção de depressões, como o sulco nasogeniano, as rugas periorais e os pés-de-galinha ganharam um impulso extraordinário com um número grande de produtos à disposição da cirurgia plástica e dos médicos que realizam esses procedimentos estéticos.

  Com a alteração da estrutura da pele e do tecido celular subcutâneo, com o passar dos anos, aparecem invariavelmente as marcas do tempo. Pessoas que se protegem do sol usando protetores solares, aqueles que realizam exercícios e cuidam de sua pele e seguem uma alimentação saudável, têm atenuado estas marcas, mas também necessitam, às vezes, da cirurgia plástica ou preencher uma ruga ou depressão que surge durante a vida.

  Nas consultas, quando me perguntam:

  •  - Doutor, esses sulcos de velhice têm tratamento?

  •   Respondo. A maioria não são manchas ou sulcos de velhice, mas marcas do tempo. Somente as pessoas que vivem bastante podem tratar as suas rugas ou marcas que o tempo deixou.

  •   Nos últimos 20 anos surgiram muitos produtos que preenchem esta lacuna na cirurgia plástica. Primeiro foram os vários tipos de colágenos, produtos absorvíveis, desenvolvidos do colágeno bovino. Mais tarde, a indústria farmacêutica desenvolveu um produto biodegradável, que é o implante a base de ácido hialurônico. O ácido hialurônico está presente em todos os organismos vivos e é um mucopolissacarídeo igual em todas as espécies ou tecidos.

  •   Sendo o ácido hialurônico produto boidegradável, ele não causa maiores problemas, pois com o tempo ele é totalmente eliminado, quando novamente deve ser aplicado. Está indicado no tratamento dos vincos, sulco glabelar, aumento dos lábios, sulco nasogiano, rugas periorais, entre outros.

  •   Não necessita de teste, mas aconselha-se e não usá-lo em pacientes grávidas.

  •   Podem ocorrer algumas reações no local, como vermelhidão, rápida ou prolongada, nódulos, ´principalmente por exagero de volumo aplicado no local.

  •   Atualmente, dá-se preferência a esses produtos porque há um maior tempo de observação em comparação aos produtos que poderão ser usados com segurança como complementos na cirurgia plástica, ou atuar na criação de um contorno em desarmonia com o perfil facial.